CICLO 2023

28 - 30 ABRIL

PROGRAMA

  • 19h | Inauguração da exposição Permissions, de Emma Hardy.

    Permissions, a primeira monografia da fotógrafa britânica Emma Hardy, é um documento que evidencia a ternura da maternidade e da infância, mas também o amor e o anseio de sair de casa.

    As imagens que dão forma a esta exposição abrangem um período de 20 anos, tendo sido seleccionadas a partir do arquivo pessoal da fotógrafa.

    As fotografias agora exibidas pela primeira vez em Portugal mostram momentos da vida privada da autora, intercalados por cenas idílicas que registam as tentativas de Hardy de equilibrar a sua vida profissional criativa com a maternidade.

    Entrada livre.

  • 10h - 13h | Leitura de portfólios: Emma Hardy, Katya Bogachevskaya e Mário Cruz (c/inscrição online obrigatória)

    10h - 13h | Oficina: Fotografia de rua com José Sarmento Matos (Limite 10 pessoas c/ inscrição online obrigatória)

    15h | Conferência: Emma Hardy

    16h30 | Livro: Permissions de Emma Hardy

    18h30 | Conversa: Abertura Masterclass Narrativa 23/24 com Mário Cruz

    21h | Projecção documentário: Garry Winogrand, All Things Are Photographable

  • 10h - 13h | Talk: Emma Hardy (Limite 10 pessoas c/ inscrição online obrigatória)

    15h | Livro: Through the Eyes of the Leopard de Rui Bernardino

    16h30 - 17h30 | Debate: Livro de fotografia com Fábio Miguel Roque, Rui Ribeiral e João Baptista

    18h30 | Conversa: Maria Oliveira

PARTICIPANTES

  • Emma Hardy é uma fotógrafa autodidacta baseada em Londres. Depois de um percurso profissional ligado à representação, abraçou a fotografia como ocupação principal, produzindo retratos intimistas dos seus sujeitos. O seu trabalho tem sido publicado nos jornais New York Times e Telegraph e nas revistas Time e Vanity Fair. A National Portrait Gallery, em Londres, conta com 39 dos seus retratos na sua colecção permanente.

    Permissions é a primeira monografia da fotógrafa britânica Emma Hardy. Construída a partir de um olhar sobre o seu arquivo pessoal, ao longo de 20 anos, as imagens que dão vida ao livro editado pela Gost Books em Março de 2023 e à exposição patente na galeria da Narrativa, documentam a ternura da maternidade e da infância, o amor e a ansiedade provocados pela saída de casa dos filhos. As fotografias agora apresentadas pela primeira vez em Portugal resumem momentos da vida privada da autora, que são intercalados por cenas idílicas que evidenciam as tentativas de Hardy de equilibrar a sua vida profissional criativa com o papel da maternidade.

  • Editor e co-fundador do projecto Preto Books.

    Começou como fotojornalista e agora o seu trabalho situa-se entre o pessoal e o documental.

    Nos últimos anos, tem exposto individual e coletivamente o seu trabalho tanto em Portugal como no estrangeiro. Além de ter sido selecionado para vários festivais e prémios.

    O seu trabalho teu sido regularmente publicado e autopublicado, em vários formatos. dos quais se destacam os livros “Origin”, “Everything Lay Still” e mais recentemente “Orion”.

    Colabora regularmente com a galeria italiana, The Bid.

    É representado pela Galeria Adorna, Porto, Portugal.

  • João Miguel Baptista é licenciado em Sociologia, tem desenvolvido a actividade de programador cultural, gestor de redes sociais e produtor de eventos e moderador de debates.

    Com formação em Fotografia pelo Ar.Co, é autor do fotolivro My Frontiers e fundador/co-organizador da Feira do Livro de Fotografia de Lisboa.

  • José Sarmento Matos é um fotógrafo documental Português sediado entre Londres e Lisboa. JSM foca o seu trabalho em projectos de longo prazo sobre questões de identidade e desigualdade, dedica-se também a séries de fotografia de rua que retratam a mudança de paisagens sociais e urbanas a longo prazo.

    Tem colaborado e publicado o seu trabalho em meios como o The New York Times, New Yorker, National Geographic, Bloomberg, Washington Post, Le Monde, entre outros.

    Formou-se em fotografia documental - Mestrado -, em 2014, na London College of Communication, onde lecciona desde 2016.

    Em 2020, venceu o Prémio Estação Imagem com o seu projecto Abandoning the Venezuelan Dream e em 2015 a par de 30 outros fotógrafos foi seleccionado pela Magnum Photos como um dos 30 melhores fotógrafos do mundo com menos de 30 anos, com o seu projecto O virar da Página.

  • Katya Bogachevskaya é uma curadora e editora russa, baseada em Lisboa, Portugal.

    Actualmente é directora da Academy of Documental and Art Photography Fotografika e é fundadora da Fotografika Publishing, editora que tem como objectivo apoiar jovens fotógrafos no lançamento dos seus primeiros livros.

    Os projectos desenvolvidos foram distinguidos internacionalmente através do World Press Photo, Sony World Photography Award, International Photography Grant, entre outros.

  • É um fotógrafo independente que se dedica a temas relacionados com direitos humanos e injustiça social.

    Duplo World Press Photo com os projetos Talibes Modern Day Slaves e Living Among What’s Left Behind.

    É o fundador da Narrativa, um espaço de encontro em Lisboa que promove a fotografia como forma de expressão e comunicação.

  • Nasceu em Ponte de Lima e reside actualmente no Porto.

    Expõe regularmente desde 2011, em Portugal e no estrangeiro. Em 2022 participa na exposição NATURE FUTURE - Young European photography , organizado pela presidência francesa do Conselho da EU, em Praga e Berlim.

    Em 2021, no âmbito da Bienal de Fotografia do Porto, participa na exposição Sustentar com o trabalho De Vagar o Mar, patente, entre outros, no Fotofestiwal, Lodz, Polónia e na Cooperativa Árvore, no Porto.

    Em 2020, obteve a Bolsa de Criação "Sustentar", Ci.clo Plataforma de Fotografia e editou o livro de autor ‘Guardar o fogo para dias de pouca luz’ pela Scopio Editions.

    Em 2019, participou na Bienal de Fotografia do Porto, nos Jardins do Palácio de Cristal, e na exposição Now, for the future, na Open Eye Gallery, em Liverpool. No mesmo ano, foi vencedora do prémio Novos Talentos FNAC, finalista do prémio de fotografia ESPY 2019 e obteve uma menção honrosa no 14th Julia Margaret Cameron Award.

    Integra a colecção do MAR-Museu de Arte do Rio, Colecção Municipal de Arte do Porto e colecções privadas.

  • Rui Bernardino [Beja, 1979] é Licenciado em Medicina Veterinária.

    Actualmente, é Director Clínico e da Direção Zoológica e Veterinária do Jardim Zoológico de Lisboa. Como Veterinary Advisor para o EEP [Ex-situ Program] do Leopardo-da-pérsia da EAZA [European Association of Zoos and Aquaria], tem trabalho diretamente na Conservação do Leopardo-da-pérsia [Panthera pardus tulliana].

    Em paralelo, tem desenvolvido o seu trabalho como fotógrafo, tendo estado exclusivamente dedicado ao Projeto Through the Eyes of the Leopard desde 2016.

  • Estudou fotografia na Ar.Co.

    É editor e curador de fotografia.

    É director da livraria Photo Book Corner, com uma selecção cuidadosa de livros e monografias de fotografia contemporânea, sendo uma das principais livrarias online da Europa.

  • A Fujifilm Portugal assume-se como uma marca que apoia o desenvolvimento da fotografia contemporânea portuguesa. Está presente na Narrativa, Novos Talentos FNAC e Prémio Estação Imagem entre outras iniciativas.

  • A Masterclass Narrativa é a origem da Narrativa.

    Desde 2018, Mário Cruz acompanha grupos de trabalho no desenvolvimento de projetos autorais e documentais. Em três edições conta com mais de 10 distinções.

  • A Photo Book Corner nasceu em 2012 com uma selecção cuidadosa de livros e monografias de fotografia contemporânea e, desde então, tornou-se uma das principais livrarias online da Europa.
    Em 2020, abriu uma loja física no coração de Lisboa.

INSCRIÇÕES

  • A leitura de portfólios oferece apoio na edição/revisão de um projecto/trabalho fotográfico, aconselhando também os próximos passos para a continuação do projecto ou para a sua divulgação.

    Os portfólios podem ser apresentados em formato físico ou digital.

    Cada participante tem a possibilidade de apresentar projectos ou um conjunto de imagens que reflicta o seu trabalho.

    Cada leitura tem a duração aproximada de 20 minutos.

    Número máximo de fotografias: 20

    A leitura de portfólios é gratuita e decorrerá por ordem de chegada.

    Inscrição online obrigatória.

  • A Narrativa desenvolve a Oficina: Fotografia de Rua com o fotógrafo José Sarmento Matos. Nela o autor acompanha os participantes num percurso pelo bairro de Alvalade, partilhando o seu processo de trabalho neste contexto.

    Limite: 10 participantes

    Inscrição online obrigatória.

    A oficina é gratuita.

  • A fotógrafa Emma Hardy apresenta os seus diferentes trabalhos e discute o seu processo criativo. Nesta talk privada, os participantes terão acesso à forma como a autora planeia e executa os seus projectos.

    Limite: 10 participantes

    Preço: 50€

    Pagamento por transferência bancária.

INSCRIÇÕES ESGOTADAS

EDIÇÕES ANTERIORES: