CICLO 2022

19 - 21 AGOSTO

PROGRAMA

  • 10h -13h Oficina: Iniciação à fotografia c/ Arlindo Camacho

    O fotógrafo acompanha um grupo de 10 participantes (14-18 anos).
    Base de trabalho: técnica, composição e referências de autores de diferentes áreas de intervenção fotográfica.
    (Inscrição online obrigatória)

    17h - 18h Apresentação do livro Laudalino da Ponte Pacheco c/ Blanca Martín-Calero.

    19h - 20h Abertura Masterclass Narrativa c/ Mário Cruz, José Fernandes, Filipa Leite Rosa e Ricardo Lopes.

    21h Projecção documentário Lisboa: Cidade Triste e Alegre, de João Trabulo.

  • 10h - 13h Leitura de portfólios c/ Antonio Faccilongo e Mário Cruz (c/inscrição online obrigatória)

    16h - 18h Conferência FotoEvidence c/ Mário Cruz e Antonio Faccilongo

    18h30 Antonio Faccilongo - Sessão de autógrafos para o livro Habibi

    21h Projecção do documentário Nturudu, de Arlindo Camacho

  • 10h - 13h Talk Antonio Faccilongo (Inscrições esgotadas)

    15h - 16h Apresentação Kioskzine c/ Paulo Pimenta, José Farinha e Daniel Rodrigues

    17h - 18h Conversa c/ Patrícia de Melo Moreira, Pauliana Valente Pimentel, Luísa Ferreira

    19h Apresentação do livro “Póvoa e Meadas” c/ Filipa Leite Rosa

——————————————————

PARTICIPANTES

  • Antonio Faccilongo é um fotógrafo documental e professor de fotografia na Universidade de Belas Artes de Roma.

    Depois de se formar em ciências da comunicação e obter um mestrado em fotojornalismo, concentrou a sua atenção na Ásia e no Médio Oriente, principalmente em Israel e na Palestina, onde documenta questões sociais, políticas e culturais.

    Os seus projetos sobre famílias na Palestina receberam vários prémios e bolsas, incluindo a história do ano do World Press Photo e o World Understanding Award no Pictures of the year International.

    O seu trabalho tem sido publicado na National Geographic, Time, Stern, Der Spiegel, Le Monde, Geo, The Guardian, 6Mois, Paris Match, Focus, Sette, L'Espresso, e Internazionale.

  • Arlindo Camacho é um fotógrafo documental e diretor de fotografia português.

    Estudou fotografia no Ar.Co e no Instituto Português de Fotografia.

    Atualmente é um dos principais fotógrafos das revistas VISÃO e PRIMA.

  • Blanca Calero é a fundadora da editora Araucária Edições.

    Araucária Edições é uma editora independente com sede na ilha de São Miguel, nos Açores.

    Para quem chega e para quem aqui vive, a araucária assinala a paisagem dos Açores, guarda casas e lagoas, desponta sobre os telhados com a sua singular forma triangular. Sendo árvore, tende a uma certa geometria; sendo geométrica, rompe as linhas com irregularidade orgânica.

  • Filipa Leite Rosa iniciou-se fortuitamente em fotografia, em 2005. Em 2014, deixou o seu emprego enquanto engenheira civil para se dedicar exclusivamente à fotografia. Foi uma das participantes da Masterclass Narrativa 21/22 e lança durante o Ciclo Narrativa o seu primeiro livro resultado do seu projeto pessoal “Póvoa e Meadas”.

  • A editora FotoEvidence Press foi fundada por Svetlana Bachevanova e David Stuart para continuar a tradição de usar a fotografia para chamar a atenção para violações de direitos humanos, injustiça, opressão e ataques à dignidade humana onde quer que ocorram.

  • A Fujifilm Portugal assume-se como uma marca que apoia o desenvolvimento da fotografia contemporânea portuguesa. Está presente na Narrativa, Novos Talentos FNAC e Prémio Estação Imagem entre outras iniciativas.

  • Kioskzine é uma publicação bimestral em papel formato A5, com tiragem limitada, criada exclusivamente para dar espaço privilegiado à fotografia, focada em documentar, contar e divulgar histórias. A publicação foi fundada por José Farinha, Paulo Pimenta e Daniel Rodrigues

  • Iniciou-se em Geografia, trocou o curso pela fotografia. Começou a fotografar profissionalmente em meados dos anos 1980. Em 1989 integrou a equipa de fotojornalistas fundadores do jornal Público.

    Interrompeu a atividade diária de fotojornalista em 1998, após trabalhar sete anos no jornal diário Público e dois anos na agência de notícias norte americana Associated Press.

    Expõe individualmente com regularidade desde 1989, desenvolvendo projetos pessoais e trabalhos de encomenda.

  • É um fotógrafo independente que se dedica a temas relacionados com direitos humanos e injustiça social.
    Duplo World Press Photo com os projetos “Talibes Modern Day Slaves” e “ Living Among What’s Left Behind”.

    É o fundador da Narrativa, um espaço de encontro em Lisboa que promove a fotografia como forma de expressão e comunicação.

  • A Masterclass Narrativa é a origem da Narrativa.

    Desde 2018, Mário Cruz acompanha grupos de trabalho no desenvolvimento de projetos autorais e documentais. Em três edições conta com mais de 10 distinções.

  • Patrícia de Melo Moreira é fotojornalista e formou-se na Escola Técnica de Imagem e Comunicação de Lisboa. Após colaborar com diferentes publicações nacionais começou a trabalhar como fotógrafa stringer para a Agence France Presse.
    Em 2017, venceu o Prémio Estação Imagem com o trabalho Verão Negro.
    Em 2020, foi nomeada pelo The Guardian como uma das 10 melhores fotógrafas de agência do mundo.

  • 1975. Lisboa. Como artista visual faz exposições regulares desde 1999. Em 2005, participou no curso de fotografia do Programa Gulbenkian Criatividade e Criação Artística. Pertenceu ao colectivo [Kameraphoto] desde 2006 até à sua extinção em 2014. É professora de fotografia autoral. Em 2009 foi publicado o seu primeiro livro de autora “VOL I” (Pierre von Kleist), “Caucase, Souvenirs de Voyage” (Fundação Calouste Gulbenkian) em 2011, em 2018 “Quel Pedra” (Camera Infinita), e em 2019 “Narcisismo das Pequenas Diferenças” (Arquivo Municipal da Câmara de Lisboa). Realiza também filmes. Em 2015 recebeu o prémio de Artes Visuais pela Sociedade Portuguesa de Autores. Em 2016 foi nomeada para o Prémio NOVO BANCO Photo. Esteve durante 5 anos representada na Galeria 3+1 Arte Contemporânea e 7 anos na Galeria das Salgadeiras, em Lisboa. Atualmente pertence à Galeria Cisterna em Lisboa e colabora com diversas galerias internacionais. Parte da sua obra pertence a colecionadores privados e institucionais.

  • A Photo Book Corner nasceu em 2012 com uma seleção cuidadosa de livros e monografias de fotografia contemporânea e, desde então, tornou-se uma das principais livrarias online da Europa.
    Em 2020, abriu uma loja física no coração de Lisboa.